Como participar

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O que é folclore ?

Comidas Tipicas 
Não podemos definir o folclore apenas como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. As lendas e mitos fazem parte de uma diversificada literatura folclórica, muitas vezes originado-se da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas assustar as pessoas, outras, deram origem à festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país.



Além das lendas e mitos, o folclore está presente na culinária de uma região, está na dança, na música e até mesmo nos apelidos de ruas e praças. O folclore está presente em muitas áreas das nossas vidas. Convivemos com ele em nosso cotidiano e não o notamos. Por exemplo: quando fazemos ou nos alimentamos de algum prato típico (cuscuz, angu, churrasco, moqueca de peixe, feijoada), estamos praticando o folclore de uma região em nossas mesas. A riqueza do folclore é muito extensa, e deve ser entendida.

Outro exemplo seria na conservação da saúde. Se você está com dificuldades para dormir e conversa com uma pessoa mais experiente, qual seria a primeira fala ? - Toma um "chazim" de erva cidreira que você vai dormir feito um anjo! Isso também é uma prática do folclore brasileiro.


Devemos celebrar a nossa cultura todos os dias. Amar a singularidade do povo brasileiro diante do mundo, e valorizar nosso jeito único e feliz de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário