Como participar

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Puris - A origem da população da Zona da Mata Mineira

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral e junto a tantas descobertas o mundo passou a ter conhecimento não só de uma nova terra, mas de uma nova civilização, dos povos indígenas brasileiros.


A presença da população indígena no território nacional é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos desbravadores portugueses. Acredita-se que os índios já habitavam nossas terras por milhões de anos, fósseis de origem indígena são mais do que evidencias, são provas pra comprovação de nossa identidade.

O Grupo indígena Tupi-Guarani são uns dos mais conhecidos nacionalmente, e habitavam a região do litorânea brasileira, organizavam-se em tribos de 500 e 750 habitantes e suas características culturais podiam variar de cada aldeia. Porém, muitas diferentes tribos mantinham contato entre si em busca de laços culturais ou em razão da proximidade da língua falada.

Em Minas Gerais, os Puris se destacaram por serem os principais formadores da identidade viçosense e região. São um grupo indígena provavelmente oriundo dos Tupis-Guaranis, não tem-se muitos registros sobre essa população, mas até hoje famílias tradicionais relatam suas descendências indígenas, caracterizando as principais peculiaridade dos Puris.


Historiados afirmam que o temperamento dos índios Puris era de características calma e apática, e mesmo assim foi uma das tribos vítimas do processo de colonização. Descendentes dos Goytacazes que, perseguidos, caçados e derrotados, subiram o Rio Muriaé, habitando florestas ainda virgens.
Devido ao conhecimento avançado de ervas medicinais, de uma variedade de alimentos e produtos de extração de valor, essa população sofreu quase a todo momento. 


Em troca, os colonizadores ofereciam agua ardente como forma de pagamento, a bebida era muito atrativa para essa população.
Acredita-se que as aldeias eram habitadas por cerca de 15 e 20 índios e eles destacavam-se pela vaidade, e o cuidado com seus corpos. Pinturas corporais eram feitas não só para destacar suas belezas, mas com intuito de proteção contra insetos indesejados.
Os Puris eram povos de estatura baixa ou mediana, o que determinou-se também uma característica atual da população que até hoje habita essa região, mesmo após o processo de miscigenação.


 A robustez também era uma peculiaridade dessa população, até mesmo por causa do trabalho em contato com a terra, ou por habitarem um território com relevo caracterizado por muitas montanhas, o que caracterizou na formação de músculos.
Historicamente, a situação dos índios na região da Zona da Mata Mineira variou entre o quadro de completo abandono, perseguição e miséria. O que nos fazer  perceber a dívida que toda sociedade deve a essa população, que busca o reconhecimento de seus direitos e ainda sofre grande preconceito ao enfrentar obstáculos culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário