Como participar

terça-feira, 10 de abril de 2018

Oficina de Plantas Medicinais

Oficina de Plantas Medicinais


Muito pouco se sabe sobre as medicinas alternativas, entre o pouco que sabemos podemos afirmar que esse tipo de tratamento não tem resultados imediatos, ele é feito para alcançar resultados após um determinado tempo, é de longo período. Muitos se enganam ao dizer que não funciona, pois ela tanto funciona como ela perdura a alguns milhares de anos e é reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Nesta quarta-feira (28/03), presenciamos no CEFET-MG unidade Leopoldina, a oficina sobre plantas medicinais, flores e conhecimentos tradicionais, idealizada pelo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) com a homeopata Luíza Helena dos Santos Silva, mulher negra, avó, moradora da área rural de Leopoldina, cujos conhecimentos em plantas tiveram origem com sua avó e foram aprofundados, mais tarde, através do estudo formal de homeopatias e florais.



"O objetivo da oficina foi promover um espaço de protagonismo para que Luíza, a partir do seu lugar de fala, representasse culturas tradicionais da região, trazendo à escola uma episteme que escapa ao conhecimento científico, euro-anglocêntrico e patriarcal historicamente constitutivos do espaço acadêmico." – disse a professora responsável pelo NEAB, Maria Gabriela – "Assim, a oficina enriqueceu a pluralidade cultural da escola e construiu diálogos com disciplinas institucionais, tais como a biologia e a química, a linguagem e a sociologia."

Aqueles que compareceram na oficina puderam conhecer mais sobre o uso das ervas e conhecimentos tradicionais para melhorar a saúde das mulheres e de toda a comunidade. 

"A Oficina de Ervas Medicinais, tendo como responsável a professora de línguas Maria Gabriela e a homeopata Luiza" – disse a aluna Roberta Berno do 3° ano – "foi excelente, nos apresentou plantas nunca conhecidas, explicando as vantagens e desvantagens das plantas, o que fez com que nós ouvintes se interessasse mais pelo assunto.". Ainda foi feito um pedido por parte dela em nome dos alunos "Gostaríamos de ter mais oficinas como essas, em que aprendemos e nos distraímos ao mesmo tempo. Resumindo, a Oficina foi excepcional!"

A oficina ministrada por Luiza contou com a presença de pessoas da comunidade, o grupo leopoldinense de cultura africana Pérola Negra, o projeto de extensão social Assum Preto e também alguns contribuidores da própria escola. Essa oficina foi aberta a todos que desejassem conhecer mais sobre plantas e suas funcionalidades.

Aprender sobre autocuidado, medidas preventivas e como usar as plantas para cuidar da saúde física e mental, são estratégias das quais não podemos abrir mão em um mundo que agride cada vez mais a nós e à natureza. Em uma sociedade globalizada e mecanizada pela indústria tecnológica precisamos tomar iniciativas e buscar meios saudáveis de cuidar da nossa própria saúde, e a oficina sobre plantas medicinais foi uma grande iniciativa rumo à melhora de nossa saúde física e mental. 
Maria Gabriela afirmou ainda: "As ervas, na oficina apresentada, são entendidas como elementos afetivos, culturais, e de resistência do povo negro, de origem matrilinear e passada através da oralidade na diáspora africana. Segundo pesquisa realizada pela USP, em 2014, com mulheres negras, o uso das plantas aparece como estratégia de sobrevivência desse grupo frente à negligência do Estado e a vulnerabilidade social. Daí a importância de desenvolvermos pesquisa e criarmos espaços para que tais conhecimentos sejam valorizados e aprofundados na região de Minas Gerais."

Segue abaixo algumas fotos durante a oficina: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário